A Associação Portuguesa de Jodo promove uma prova nível nacional de modo seleccionar e preparar os seus atletas para a competição internacional organizada pela EKF (Federação Europeia de Kendo). Os praticantes  nacionais podem assim participar nas seguintes provas:

Campeonato Nacional de Jodo.

Campeonato Europeu de Jodo.

EJCMierlo2009_1766

Selecção Portuguesa no Campeonato Europeu de Mierlo, 2009

COMO FUNCIONA UMA COMPETIÇÃO EM JODO?

A área de competição

Uma competição de Jodo desenrola-se num shiai-jô – a área de competição – que é formado por um quadrado de 9 x 9 m ou de 11 x 11 m (dependendo do espaço disponível), com quatro linhas de partida para os competidores: duas brancas, e duas vermelhas.

O quadrado exterior nem sempre está marcado, mas a sua área é sempre tida em conta por questões de segurança. Não existe falta se um competidor atravessar a linha e sair do shiai-jô.

No interior da área competição iremos ter também três cadeiras para os árbitros (shinpan-in): um árbitro principal (shushin) e dois árbitros secundários (fukushin).

Em todos os dojos existe um lado alto (shomen) e um lado baixo. Do lado alto irão estar os vários dignitários e convidados de honra, do lado baixo irá estar o público geral. Também do lado alto, entre a mesa dos dignitários e a área de competição, irá ser colocada uma mesa para o Director de Arbitragem (shinpan-chô). Do lado oposto, o lado baixo, uma outra mesa será colocada para os diferentes oficiais (kakari-in): anunciadores, marcadores e supervisores de pontuação. Não existem cronometristas no Jodo pois não existe limite de tempo para cada prova.

Área de Competição

Área de Competição